quinta-feira, 1 de maio de 2014

Pensamento Analógico-Digital-Anáquico: De Proust ao Kaos





Pensamento Analógico-Digital-Anárquico

De Proust ao Kaos



Foi um grande tempo. Morávamos numa rua calçada com ladrilhos diversos. O passeio margeava sobrados antigos mesclados com casas modernas que chegaram junto com a bossa nova. Eram tempos de  Oscar  Niemeyer e de agitação política no Brasil e no mundo. Nós, pequenos imberbes, vivíamos a magia  de tempos infinitos, de pensamentos quentes e coloridos, enquanto o planeta vivia uma guerra fria e batalhas incendiárias  no Vietnam e Korea. Nada nos incomodava, senão a hora de tomar banho - geralmente nossos pais nos buscavam no campo de futebol. As reprimendas eram constantes, quando passávamos algum limite estabelecido, mas nada que estigmatizasse nossos grandes sonhos pueris. Naqueles tempos, mal sabíamos das agruras que encontraríamos no futuro. 



Numa evocação ao passado, talvez a busca do tempo perdido de Proust - À la recherche du temps perdu -  depois de uma crise de nostalgia, resolvemos passar na rua da infância. Resgatar o sonho perdido dentro do pesadelo hodierno. Quiçá, encontraríamos as cadeiras preguiçosas em que jogávamos nossos corpos serelepes para descansar e olhar o infinito bordado de estrelas que ainda não sofriam prejuízos estéticos da mega iluminação moderna e da eletricidade infinita. Também sentiríamos o gosto dos pré-refrigerantes domésticos. Deixaríamos a Gasosa, o Gengibre escorrer lentamente por nossas gargantas de antanho, então, o dream-magic de nossas infâncias penetraria em nossos cérebros digitais. O passado analógico das imensas felicidades se reporiam em nossos corações tão maltratados pelo presente tecnológico.




O presente é o passado mais as circunstâncias que nos cercam. Nós somos pontos de uma linha na evolução, se houvesse alguma falha anterior, não seriamos o que somos hoje. Estamos condenados pelo pretérito e absolvidos pelo determinismo que os defensores do livre arbítrio negam.  O único livre-arbítrio que o homem dispõe é o pensamento. Podemos estimular lembranças e edulcorá-las. Rever conceitos e acrescentar atributos. Criar santos, monstros e odiar ou amá-los. A poesia é fruto do livre-arbítrio, a literatura permite o impossível, que o diga Gabo & Kafka. O sonho é o livre-arbítrio do inconsciente. O vígil é o coordenador determinista de todo livre-arbítrio. Não nego o que escrevi anteriormente, porém somos o joguete de regras que não conhecemos, apenas suspeitamos. Karl Popper nos ensinou que a ciência é provisoria. Os deuses mudam conforme a civilização, a etnia. O pré-socrático, Xenófanes de Cólon, afirmou que se os animais tivessem o dom da pintura, representariam os seus deuses em forma de animais, ou seja, sua própria imagem.





Vejo homens estufarem o peito e orgulhosamente traçarem organogramas e se atribuírem poderes. Economistas discriminarem as classes sociais, criando escalas de valores em que o ter é a graduação para ser considerado um homem de "Bem". A verdade está intimamente ligada ao poder econômico que estampa sua ideologia nos veículos submissos de comunicação. Vejo a população como um rebanho pastando o que o marketing dirigido a alienação ofereceu. Homens vendem suas almas para o vil metal e se confortam na religião. Acreditamos que a humanidade é uma causa perdida, ou seja, como disse o filosofo existencialista Jean-Paul Sartre: - O homem é uma doença. 







3 comentários:

  1. EXCELENTE PRINCIPIO DE UM BELO TEXTO EXPLICATIVO
    É PENA QUE ESTEJA EXISTENCIALMENTE PARCIAL E PASSIVO, MAS RECONHEÇO A SUA IMPORTÂNCIA, RELEVÂNCIA E RESPEITO, APESAR DE DISCORDAR FACILMENTE DA COLOCAÇÃO FINAL - como disse o filosofo existencialista Jean-Paul Sartre: - O homem é uma doença.
    = É A MENTE DO HOMEM QUE ESTÁ DISTORCIDA - E NÃO O HOMEM.
    O DOENTE=HOMEM EXISTE SIM - AGORA O HOMEM DOENTE É UMA POSSIBILIDADE APENAS PRA QUEM NÃO PRATICOU A OBSERVAÇÃO QUÂNTICA DA MENTE. ESTAMOS TODOS DE PARABÉNS.

    ResponderExcluir
  2. https://www.facebook.com/groups/1403614019871094/?fref=ts

    PUBLICAMOS ESTA PÁGINA E ESTE TEXTO NO SEGUINTE GRUPO

    https://www.facebook.com/groups/1403614019871094/?fref=ts

    VISITEM-NOS

    ResponderExcluir